|
Marinha testa drone em vôoAvião não tripulado é controlado remotamente e pode identificar embarcações e avistar cidades a quilômetros de distância. Militares farão testes com aeronaves diferentes para definir compra. Equipamento será utilizado para patrulhar a "Amazônia Azul.Thaise Constâncio - O Estado de São Paulo
19 de fevereiro de 2014 às 13:56
A Marinha do Brasil testou nesta terça-feira, 18, um veículo aéreo não tripulado (vant) da empresa americana Boeing. O objetivo do teste foi analisar as características do vant, para a escolha dos equipamentos que serão comprados com a função de patrulhar a Amazônia Azul (3,6 milhões de km² ao longo de todo o litoral brasileiro, área de expressiva biodiversidade marinha). O teste foi realizada em alto mar, a 12 km da costa de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos fluminense. O aparelho decolou do navio-patrulha oceânico Apa.
Chamado de drone, o vant é um pequeno avião com câmera e sem piloto que sobrevoa o mar e é controlado remotamente por um operador dentro do navio. Com ele é possível aumentar o campo de visão dos militares, que poderão identificar outras embarcações e até mesmo avistar cidades no litoral, a quilômetros de distância. Os militares brasileiros ainda não testaram o veículo na altura máxima (6 mil metros), por isso ainda não sabem o limite de alcance do pequeno avião.
Leia mais em:
Confira outras matérias publicadas pela Auditar relacionadas ao mesmo assunto: |