|
Conta de luz sobe mais de 30% em 2015Primeiros reajustes da conta de luz de 2015 têm altas superiores a 30%. Aneel vota nesta terça-feira (3) tarifas de seis distribuidoras de energia. Conta de luz começa a sofrer impacto de empréstimos bancários de 2014.Fábio Amato | G1
03 de fevereiro de 2015 às 12:28
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (3) os primeiros reajustes de contas de luz de 2015, que começam a sofrer impacto do repasse dos empréstimos bancários bilionários feitos pelo governo no ano passado para socorrer as distribuidoras. A alta nas tarifas supera, em alguns casos, os 30%.
De acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, “quase a metade” do valor do reajuste será para arrecadar recursos que vão pagar os empréstimos que socorreram as distribuidoras no ano passado. Essa conta vai pressionar a tarifa da CPFL Mococa até 2016. “A partir do reajuste tarifário de 2015, o valor da conta ACR [empréstimos bancários] será incluído na tarifa e permanecerá por dois ciclos tarifários. Não é uma elevação de custo que permanece, ele vai permitir a amortização dos empréstimos”, disse Rufino.
Sul Paulista e Santa Cruz
Leia mais em: |