No dia 18 de março, encerrou-se o 1º turno do processo Indique Seu Candidato a Ministro. Ao todo, 423 auditores votaram, sendo 295 associados da Auditar e 128 não associados. Entre as secretarias, a SEPROG foi a campeã da consciência profissional, com a participação de 18 auditores. A participação dos auditores não associados foi considerada pela diretoria da Auditar um sucesso, pois mostra o quanto a categoria é capaz de se mobilizar independentemente do vínculo à associação. No entanto, a adesão dos associados ainda precisa melhorar, o que, segundo a presidente da associação, deverá ocorrer no 2º turno, após a intensa demanda por atualização cadastral ocorrida ao longo do processo e, principalmente, em decorrência do afunilamento do processo em apenas quatro candidatos. “A partir de agora, temos cinco candidatos com trajetórias e propostas de trabalho diferentes. O nome eleito será apoiado por toda a categoria, o que, certamente, fará com que cada auditor valorize muito o seu voto”, afirma a presidente da Auditar, Bruna Mara Couto.
Candidato retira-se do processo
Na manhã desta segunda-feira, começaram as votações para o segundo turno. A novidade é a desistência de um candidato, Paulo Roberto Wiechers Martins, cuja manifestação foi divulgada no site. A Diretoria lamenta a saída do candidato, mas compreende suas motivações no sentido de preservar o processo, tão importante para o Tribunal de Contas da União (TCU) e para a categoria dos auditores federais de controle externo.
Quanto à sugestão de alguns associados para a convocação do 6º colocado no primeiro turno, a diretoria da Auditar deliberou pela manutenção das regras definidas no edital. “Não houve previsão no edital para essa substituição e, além disso, nosso sistema já foi programado com os quatro nomes. Na manhã desta segunda-feira, começaram as votações do segundo turno, e alterar os candidatos no decorrer do processo iria, no mínimo, gerar dificuldades operacionais e atrasos”, argumentou a presidente da Auditar.
O que pensam os candidatos do 2º turno
Já estão disponíveis no site da Auditar as manifestações apresentadas pelos 4 finalistas sobre temas de maior relevância para o controle externo. Essa é a oportunidade para que os auditores conheçam melhor o posicionamento dos candidatos sobre questões relativas ao TCU, ao CNTC e outros tópicos.
Dúvidas
A Auditar informa que sua equipe estará à disposição para auxiliar os associados que tenham dificuldades para fazer login ou votar, o que pode decorrer de cadastros desatualisados. Para tirar dúvidas, basta enviar mensagem para secretaria@auditar.org.br, fazer contato através do Fale Conosco, no site da associação, ou ligar para 61 3316-7292.
Como votar
A votação está sendo realizada exclusivamente através do site da Auditar. Todos os auditores do TCU poderão votar somente uma vez em um dos quatro finalistas.
- Auditores associados: clique no botão “Associado”, informe login e senha, e vote
- Auditores não associados: clique no botão “Não Associado”, informe nome, matrícula e email do TCU

