Notícias

Ana Amélia quer explicações do BNDES

A senadora gaúcha quer saber "em que países o dinheiro brasileiro vem sendo investido, os critérios para liberação e as condições e garantias de pagamento desses financiamentos".
Agência Senado
31 de janeiro de 2014 às 20:26


Dilma Rousseff e o presidente de Cuba, Raúl Castro, na inauguração do Porto de Mariel

A senadora Ana Amélia (PP-RS) apresentou requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para a realização de audiência pública para debater os investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no exterior. Ela sugere que seja convidado o presidente da instituição, Luciano Coutinho, para detalhar informações sobre as operações internacionais do banco em projetos de logística: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias.

O principal alvo de críticas, recentemente, é o investimento do BNDES no Porto de Mariel, em Cuba, que teria recebido US$ 800 milhões.

É preciso esclarecer em que países o dinheiro brasileiro vem sendo investido, os critérios para liberação e as condições e garantias de pagamento desses financiamentos — disse a parlamentar.

Para a senadora, a forma como os gastos do BNDES têm sido feitos nos últimos anos é obscura. A data de inclusão do requerimento na pauta da CAE deve ser definida na próxima semana, quando os trabalhos da comissão serão retomados.

Mais recursos

Uma das medidas provisórias que aguardam a análise do Congresso autoriza a União a conceder R$ 24 bilhões ao BNDES para financiar projetos de investimento em infraestrutura. A MP 628/13 determina que os recursos sejam utilizados em obras de longo prazo em segmentos considerados estratégicos para o país.

O crédito será disponibilizado por meio da emissão de títulos da Dívida Pública Mobiliária Federal em favor do BNDES. Os títulos serão remunerados pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). A meta do Executivo é atender compromissos assumidos com o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) e com o Programa de Investimentos em Logística (PIL), além de beneficiar a cadeia produtiva do pré-sal e projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Leia mais em:

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/01/31/ana-amelia-quer-explicacoes-sobre-investimentos-do-bndes-no-exterior

Sou associado
E-mail ou Usuário(ID):
Senha:
Convênios
Fórum da AUDITAR
 
audilet classificados
 
Consultoria Jurídica
Twitter   Facebook   RSS     Blog
Todos os direitos reservados © AUDITAR 2013
Total de visitas: 1.548.238 (Desde 06/2010)